Buscar

Você sabe o que é slow fashion?

O conceito de slow fashion significa, ao pé da letra, “moda devagar”. O termo derivado do slow food foi criado nos anos 2000 na Itália. Ao contrário do fast food, o movimento propõe uma mudança no estilo de vida, comer melhor, mais saudável, e devagar. Apreciar a comida de fato, bem como todo o seu processo. Degustar da experiência. Assim também é essa tendência da moda que veio para ficar.


Na contramão da fast fashion, indústria responsável pela produção em massa de roupas, sapatos e acessórios com pouca durabilidade, apresenta um modelo de produção que valoriza todo o processo, assim como todas as pessoas (e as condições) envolvidas nesse trabalho.

Afinal, o que é Slow Fashion?

Para saber o que é slow fashion, é necessário entender o que é consumo consciente.

Uma vez compreendido, é hora de saber na prática o que significa esse conceito. Pois bem, o primeiro passo é saber de onde veio a matéria-prima daquele produto. Por exemplo, se ele foi obtido de maneira consciente, com respeito aos recursos naturais.


Depois, é importante conhecer o processo de produção: Tipo de mão de obra, condições regulares e justas de trabalho (conhecida com fair trade), distribuição dos materiais e como a fábrica planeja e direciona seus resíduos.


Além disso, conhecer a empresa e a marca é fundamental para alimentar tipos de indústrias sustentáveis. Por isso, estude sobre quem produz, como o faz, quais são as ações de sustentabilidade promovidas na companhia, se ela tem valores e responsabilidade socioambiental.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (1).png